Metodologia de avaliação e seleção de trabalhos do IX Simpósio LaRS

Desde a sua criação, o Simpósio do LaRS caracteriza-se pela intenção de criar um espaço interdisciplinar e livre, na medida do possível, das amarras da burocratização acadêmica, aberto à discussão e ao intercâmbio de temáticas, métodos e abordagens, propondo aos articulistas o desafio de um mote aberto a uma pluralidade de leituras.

Fiel aos seus princípios, o IX Simpósio do LaRS propõe a experiência de um novo processo de seleção e avaliação dos trabalhos submetidos. Assim, todos os trabalhos enviados passaram por um processo de avaliação, com a finalidade de verificar a adequação dos textos às normas básicas da produção acadêmica e avaliar a sua contribuição à proposta do evento.Todos os trabalhos considerados pertinentes ao mote do Simpósio, e adequados aos requisitos mínimos divulgados na chamada, serão publicados no site do evento, deixando ao autor a possibilidade de enviar novo arquivo com alterações em substituição à primeira versão enviada. Segundo este processo, que não se ateve aos procedimentos habituais de recusa ou aceitação de trabalhos, entendemos que cada autor é inteiramente responsável pelo conteúdo publicado de seu trabalho. Entre todos os artigos enviados, 30 foram selecionados para apresentação durante o evento, utilizando-se critérios vinculados à pertinência, a originalidade, o aprofundamento e a coerência do trabalho em sua proposta de desenvolvimento do mote do Simpósio.

O processo descrito acima traduz-se nos seguintes procedimentos:

  • Todos os autores receberão comunicados informando se o seu trabalho foi selecionado para apresentação, e indicando o dia e a hora da mesma.
  • Todos os autores receberão comunicados informando se o seu trabalho foi selecionado para apresentação, e indicando o dia e a hora da mesma.
  • Todos os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados no site do Simpósio até dia 5 de maio de 2011.
  • Todos os autores terão um prazo até o dia 15 de junho de 2011 para enviar arquivos com a versão final de seus trabalhos. Os arquivos finais deverão ter extensão doc ou rtf.
  • O documento digital com a versão final de todos os trabalhos será publicado no site do Simpósio até 15 de setembro de 2011.

Quanto à apresentação dos trabalhos
Cada articulista contará com 15 minutos para a apresentação e mais 15 minutos para responder às perguntas dos presentes, portanto, recomendamos resuma e apresente as ideias básicas. Uma vez que os artigos apresentados estarão disponíveis em nosso *site* antes do Simpósio, todos poderão lê-lo antecipadamente.
O auditório dispõe de computador e equipamento de projeção, de forma a exibir arquivos de dados, imagens e filmes em *pen drives*, CD’s ou DVD’s. Você também pode trazer o seu laptop. Pedimos que os articulistas cheguem antes do horário determinado para a as suas apresentações, não apenas para testar a projeção, mas também para acompanhar os debates que terão sido conduzidos até o momento e possivelmente terão continuidade, enriquecidos com a mesma.
É indispensável que os articulistas selecionados para apresentação de seus trabalhos confirmem o comparecimento ao Simpósio até o dia 3 de maio, uma vez que a programação será divulgada no dia 5 de maio.

A programação foi cuidadosamente planejada, levando em conta as temáticas dos trabalhos, as mediações e as apresentações dos palestrantes convidados. Toda alteração implicará em prejuízo desse planejamento. Em decorrência disto pedimos aos articulistas que procurem manter, na medida do possível, os horários e datas que lhes foram atribuídos.

Caso não seja possível comparecer ao Simpósio, favor notificar até o dia 3 de maio.

Atenciosamente,
Secretaria do Simpósio

Esta entrada foi publicada em Simpósio 2011. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>